Walking Football: Saúde da Serra terá quatro atletas em amistosos contra ingleses
Único núcleo do esporte no Espírito Santo, time da Serra é destaque na modalidade e terá representantes em amistosos internacionais

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
Quatro atletas do Walking Football da Serra — esporte realizado pelo Programa de Orientação ao Exercício Físico (PROEF), da Secretaria Municipal de Saúde — receberam um convite de honra: integrar a seleção brasileira e disputar amistosos contra a delegação inglesa, em São Paulo.
Entre os dias 9 e 13 de setembro, os jogadores da Serra, único núcleo da modalidade no Espírito Santo, irão participar de uma programação especial com a presença dos ingleses, em Campinas e em São Paulo capital. Além dos jogos amistosos, o grupo capixaba também irá participar de um calendário com curso de arbitragem, painéis e até visita técnica ao Museu do Futebol.
O convite veio da Walking Football Brasil (WFB), representante oficial da modalidade no Brasil e integrante da FIWFA no cenário internacional. No Espírito Santo, ela atua em parceria com a Prefeitura da Serra, por meio do PROEF para a realização do esporte, desde 2023.
Para a secretária de Saúde, Fernanda Coimbra, essa convocação é resultado do esforço da secretaria de promover a prática de esporte no município.
“O Walking Football vai muito além do esporte: promove saúde, qualidade de vida, socialização e inspira novas histórias. Estamos muito orgulhosos em ver que a WFB encontrou na Serra um espaço de destaque e crescimento para a modalidade. Em apenas dois anos, o time do PROEF já conquistou relevância nacional e conexão com o cenário internacional”, destacou a secretária.
Na prática, o walking football — o futebol caminhando — proíbe correr e reduz o contato físico, tornando o esporte acessível para pessoas 50+/60+. Reconhecido internacionalmente, o esporte tem impacto positivo em saúde física, bem-estar mental e vínculos sociais.
O coordenador do PROEF, Claudino Junior, afirma que o convite da Walking Football Brasil é um reconhecimento do compromisso dos atletas com os treinos e a prática regular do esporte.
“O Walking Football é uma modalidade que exige disciplina, estratégia e, acima de tudo, espírito de equipe. Ver quatro integrantes do nosso grupo alcançando esse patamar mostra que a Serra não só aderiu ao esporte, mas também se tornou referência em como ele pode transformar a saúde e a vida das pessoas”.
Convocados
Nivaldo Benedito Duarte, de 65 anos; Luís Fernando Belmont, de 66; Edina Maria Augusto, de 68; e Anna Augusto Carvalho, de 65 anos, são os selecionados para participar dos amistosos contra o time inglês, ao lado de jogadores de núcleos de diversas partes do Brasil.
Carioca de nascença, mas capixaba de coração (e por tempo de casa) desde 1992, Luís Fernando é aposentado e já tem um grande histórico no esporte: já passou pelo futebol de areia, de salão e até vôlei de praia. Após um tempo parado, ele não resistiu ao convite de amigos para conhecer o Walking Football, apenas dois meses atrás.
“Foi uma surpresa enorme receber esse convite para a seleção brasileira. No início, estava parado e achava que não conseguiria me adaptar, mas logo percebi a técnica do esporte, me adaptei rapidamente e acabei me apaixonando. O Walking Football é uma experiência incrível, especialmente para nós que estamos na faixa dos 60+. É muito gratificante ver um projeto que valoriza a terceira idade e nos dá a chance de viver momentos assim. Estou muito feliz em poder participar de uma competição desse nível, algo que nunca imaginei nessa fase da vida”, afirmou.
Já Anna Augusto assistia aos jogos de futebol convencional pela TV, mas nunca entendeu as regras e fundamentos. Hoje, ela é uma das atletas mais dedicadas do time.
“Estou muito feliz em poder representar o nosso município e o Espírito Santo. A convocação foi realmente uma surpresa, porque temos atletas muito boas no grupo e eu não esperava ser chamada. Vou procurar dar o meu melhor junto com meus colegas. Para mim, é uma alegria imensa, especialmente porque nunca me imaginei jogando futebol. Hoje posso dizer que me sinto muito bem e realizada com essa oportunidade”, contou Anna.
Aline Souza é professora do PROEF e responsável por trazer o único núcleo de Walking Football do Espírito Santo para a Serra, em 2023. De acordo com a treinadora, os quatro jogadores foram selecionados para integrar a seleção brasileira de Walking Football com base no aproveitamento alcançado nos treinos da modalidade.
“Temos atletas e histórias incríveis no nosso time, por isso precisei analisar bem as técnicas, disciplina e até condições de saúde dos jogadores para poder selecionar os integrantes”, explicou.
A professora conta, ainda, que se empenhou muito para trazer a modalidade para o PROEF, inclusive com uma formação para poder lecionar o esporte no programa, e, com o apoio da Prefeitura da Serra, transformá-la no que é hoje.
“Essa convocação é uma conquista muito especial, não só para os atletas, mas também para todo o PROEF. Somos o único núcleo do Espírito Santo, e ver nossos alunos alcançando este nível mostra que todo o esforço valeu a pena. É motivo de orgulho e inspiração para que mais pessoas conheçam e participem dessa modalidade que transforma vidas”, finalizou.