Black Friday: Procon dá dicas para o consumidor

A promoção dura 24 horas

Black Friday: Procon dá dicas para o consumidor


Texto: Djeisan Lettieri - Foto: Divulgação

Descontos tentadores, facilidades na hora da compra e o 13º batendo à porta. Todos esses fatores podem servir de incentivo para o consumidor participar da promoção chamada Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25). No entanto, o Procon da Serra alerta para alguns cuidados que o cidadão deve ter para que a compra seja de fato satisfatória.

A orientação é que os consumidores pesquisem antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, pois podem ser encontrados preços e condições de pagamento mais atraentes do que os da promoção. Além disso, antes de efetuar a compra, avalie se é realmente necessário adquirir o produto, evitando as compras por impulso. A promoção dura 24 horas.

O consumidor que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Procon por meio dos telefones 3252-7242 / 3252 7243, das 7 às 16 horas. Vale lembrar que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

Confira outras dicas:

-  Leia  a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

- Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas  necessidades;

- Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação de pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

- Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

-Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

-  Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.