Desfile de beleza negra neste sábado com participação de Miss Mirim

Desfile de beleza negra neste sábado com participação de Miss Mirim

Desfile de beleza negra neste sábado com participação de Miss Mirim


Texto: por Gabriela Conti

Uma noite de empoderamento e celebração da beleza negra. Assim será o 1° Desfile da Beleza Negra da Mulher Serrana neste sábado (2) com direito a participação da Miss Mirim 2015, Sophia Moreno, que este ano também foi nomeada Miss Brasil Pré-teen de las Américas 2018. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo, a partir das 17 horas.

Aos 10 anos, Sophia, que mora em Balneário de Carapebus, na Serra, com os pais e três irmãos, vai representar o Brasil na Costa Rica, em maio do ano que vem, no concurso Reina Internacional de los Mares y del Turismo. 

Ao todo, foram inscritas 20 mulheres negras por autodeclaração residentes da Serra.

As candidatas irão desfilar duas vezes, sendo a primeira passagem feita com traje esporte ? que deverá obrigatoriamente ser composto por uma calça jeans e uma camiseta branca (com manga ou sem manga). A segunda passagem será com traje criativo, que pode ser inspirado na cultura africana ou afro-brasileira. A programação do desfile terá ainda muita música, dança e a equipe Tom Paparazzi.

?O desfile Beleza da Mulher Negra tem como missão a exaltação da beleza da mulher negra serrana como meio de fortalecimento de ações afirmativas, empoderamento da mulher, além de combate ao racismo e sexismo. Todas serão vencedoras e irão ganhar um curso de empoderamento da mulher negra e receberão o título de embaixadora da Beleza Negra Feminina?, afirmou a secretária da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), Luciana Malini.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), Secretaria de Direitos Humanos (Sedir), Secretaria do Trabalho Emprego e Renda (Seter) e Secretaria do Turismo (Setur). O desfile fará parte da programação realizada junto com a campanha ?16 dias de ativismo ? pelo fim da Violência contra as Mulheres?.

Desfile

Para se inscrever, as candidatas tinham que ter 18 anos completos e serem alunas do ensino médio (em escola pública ou particular) ou de qualquer série da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). Todas as participantes vão ganhar um ensaio fotográfico digital, além do título de Embaixadora da Beleza Negra.