Moradores de Jardim Carapina e Boa Vista recebem CRAS/CAI com festa

Espaço é um importante equipamento para acompanhamento das famílias

Moradores de Jardim Carapina e Boa Vista recebem CRAS/CAI com festa

Texto: Christian do Nascimento - Foto: Christian do Nascimento

Bom para a Rosalia e a Lorraine. Bom para todos os moradores de Jardim Carapina e Boa Vista. Foi assim, com muita festa que os dois bairros da Serra receberam na manhã deste sábado (18), o novíssimo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), reforçado de um Centro de Atendimento Integrado (CAI), localizado em Jardim Carapina. O espaço, com mais de 2 mil m², é um importante equipamento para acompanhamento das famílias, acesso aos benefícios sociais e atendimento à juventude.

De portas abertas e pronto para atender os moradores, no primeiro contato com o CRAS/CAI, a criançada recebeu pintura no rosto, brincou no pula-pula, jogou futebol e teve até quem arriscou uma manobra nas rampas de skate.

Já para os pais, a prefeitura da Serra ofertou os serviços do Procon, da Saúde e de orientação sobre o uso do novo espaço. Durante toda manhã foram realizadas apresentações culturais.

Emocionada ao ver a nova conquista de Jardim Carapina, a costureira Rosalia Gomes Calista, 62 anos, disse estar ansiosa para acessar o CRAS/CAI. “É uma alegria imensa presenciar este momento. O Cras é importante para os moradores, que terão dentro do bairro acesso aos serviços sociais.”

A secretária Lorraine Pereira Rocha, 22 anos, moradora de Boa Vista, destacou que o Cras-Cai trará oportunidades para jovens e adultos. “Este equipamento traz perspectiva de vida para muitos jovens. Eu quero aproveitar os cursos profissionalizantes, pois serão bons benefícios.”

Transformação

A entrega do novo CRAS/CAI Jardim Carapina/Boa Vista é sinal de transformação para os moradores, segundo o prefeito Audifax Barcelos. “Estamos felizes por este momento de valorização do ser humano. Aqui vidas serão tratadas, haverá uma grande transformação social. A Serra com este equipamento oferece mais oportunidade para crianças, jovens, adultos e idosos. Demos um grande passo nas ações sociais.”

Foram investidos R$ 4,9 milhões na nova edificação que tem 2.282 m², em dois pavimentos que contam com área totalmente acessível. No térreo, oito salas, um almoxarifado, uma sala de coordenação, cozinha, refeitório e pátio coberto.

No segundo andar, três salas multiuso, uma de informática, de leitura, três para assistentes sociais/psicólogas, uma cozinha-escola. E também cozinha, auditório para 120 pessoas, salas de leitura, multimídia e coordenação. Além disso, na área externa há um anfiteatro, pista de skate, estacionamento, bicicletário e futuramente uma horta comunitária.

Serviços:

1.      Cursos: informática; pintura em parede; bombeiro residencial hidráulico; panificação; empreendedorismo; redação comercial; artesanato: embalagem para presente, artesanato em eva e pintura em tecido;

2.      Programa de Orientação ao Exercício Físico : orientação à prática de atividades físicas;

3.      Programa de Nutrição: orientação à alimentação saudável e acompanhamento

4.      Palestras e Atividades Informativas e Formativas : prevenção às DST’S/HIV, Programa Adolescente Cidadão com rodas de conversa sobre Cidadania e Gravidez na adolescência e Teatro; ações de prevenção e orientação sobre violência de gênero e violência doméstica; cooperativismo e economia solidária

5.      Oficinas: projeto Viva Jovem com: Percussão, grafitti e dança afro; artesanato em cerâmica;

6.      Sala de Leitura - Acervo com livros de literatura, técnicos e didáticos;

7.      Sala de TV - Possibilita rodas de conversas, cineclubismo, discussões e bate papo;

8.      Wifi  Acesso gratuito à internet

9.      Horta Comunitária - cultivo de hortaliças e plantas medicinais aliadas às atividades de cooperativismo e alimentação saudável