Procon divulga lista das empresas mais processadas em 2018

A lista completa pode ser conferida no anexo
Procon divulga lista das empresas mais processadas em 2018
TEXTO: Samantha Dias  

O Procon da Serra divulgou a lista das reclamações fundamentadas do ano de 2018, que significa a lista das empresas que mais receberam processos. É possível ver no levantamento os casos que foram levados à audiência em todo o ano passado, com a descrição do nome da empresa, dos problemas e a situação (se foi atendido ou não atendido).

Veja a lista completa em anexo.

Os segmentos que aparecem em primeiro lugar na lista são telefonia, banco e concessionária de energia. Já o problema mais recorrente foi cobrança indevida. No total, foram 182 reclamações fundamentadas.

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que as reclamações fundamentadas são os casos em que os consumidores processam as empresas na tentativa de solucionar o problema, resultando em audiências com as partes envolvidas. Esse número reflete apenas parte dos atendimentos no período, já que o total de reclamações no último ano no órgão municipal foi de 10.264.

“Nem toda queixa gera reclamação fundamentada, porque, na maioria das vezes, o problema é solucionado no contato que o Procon faz com a empresa ou quando enviamos a Carta de Informação Preliminar, cobrando a resolução do problema relatado pelo consumidor”, disse Nívia.

Ainda de acordo com ela, outra possibilidade quando essas medidas não surtem efeito ou quando o consumidor não fica satisfeito, é ingressar na justiça.

O consumidor que precisar de ajuda pode procurar o Procon da Serra para registrar as reclamações. 

Endereço - Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Serra/ES - Portal de Jacaraípe 

Atendimento de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas, com distribuição de senhas até às 15 horas

Telefones: 3252-7243/7242