Rodas de conversa sobre direitos femininos continuarão em abril

Seppom finalizou as ações do Mês da Mulher nesta quarta-feira (23), em Caçaroca

Rodas de conversa sobre direitos femininos continuarão em abril


Texto: Dayse Torres - Foto: Divulgação/PMS

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) da Serra está preparando a agenda de abril para continuar visitando os bairros com as rodas de conversa que discutem e informam sobre os direitos femininos, além de mostrar como as mulheres podem se empoderar.

Na última quarta-feira (23), a Seppom encerrou o projeto em comemoração ao Mês da Mulher. Durante todo o mês de março, as servidoras visitaram diversos bairros. O encerramento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, em Caçaroca.

Violência doméstica, psicológica, sexual e moral, além da dificuldade de romper com o agressor, estão entre os temas que foram debatidos com a população. “O mês de março é oportuno para percorrer o município e apresentar para as mulheres quais são os seus direitos e como a Prefeitura está disposta a ajudá-las a garanti-los”, afirma a secretária da Seppom, Luciana Malini.

De acordo com ela, essa é apenas mais uma etapa que a Seppom realiza na cidade. “A resposta ao projeto foi além das expectativas, a presença da população foi muito satisfatória e já estamos organizando a agenda de abril”.

A aposentada Marilanda Ronchete, 74 anos, compareceu ao encerramento das rodas de conversa e apoia a iniciativa. “O bate-papo foi muito interessante e acho que todos deveriam vir para ouvir um pouco mais sobre respeito. Com ações como essa estou me comunicando mais, sinto que tenho liberdade”.

O que concorda a pensionista Antônia da Silva Lopes, 67. Segundo ela, durante as rodas de conversa todos, principalmente as mulheres, podem aprender como e onde buscar seus direitos.

O esclarecimento também é destacado pela aposentada Milta Carvalho Rosa, 62. “Cada um tem uma história de vida, mas juntos podemos aprender com as experiências do outro e viver melhor”.