Seppom discute ações para a saúde da mulher

Seppom discute ações para a saúde da mulher

Texto: Dayse Torres
Foto: Divulgação/PMS

As discussões do Grupo Técnico (GT) de Trabalho para a Construção do 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres continuam nesta terça-feira (29). A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), da Prefeitura Municipal da Serra. A reunião acontece às 14 horas, na sede da Seppom, em Laranjeiras.

“Vamos continuar discutindo as questões de saúde nesta semana, que são muito importantes para o desenvolvimento e conclusão do 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres”, informou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Malini.

A chefe de monitoramento do Departamento de Políticas da Seppom, Rafaela Portugal Borba Onêda, explicou que o tema saúde é o eixo macro desse processo e precisa ser discutido por vários departamentos para determinar quais ações farão parte do Plano.

“Na semana passada, quando também falamos sobre a saúde, conseguimos elencar ações importantes, principalmente na área de nutrição das crianças e das gestantes”, completou Rafaela.

Segundo a secretária Luciana Malini, este encontro encerra as atividades do GT neste ano e as reuniões voltam a acontecer na segunda semana de janeiro de 2016. A expectativa é que o Plano seja entregue à sociedade em março de 2016.

O Plano está sendo elaborado levando em conta quatro eixos prioritários: Eixo 1 – Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; Eixo 2 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Eixo 3 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; Eixo 4 – Educação para a igualdade e cidadania.

Após a elaboração da proposta, o documento ainda será encaminhado para análise do Conselho dos Direitos da Mulher Serrana e, em seguida, para a Câmara Municipal para avaliação e aprovação dos vereadores.