Entrega de leitos, novos serviços e grandes obras marcam o 1º semestre na Saúde da Serra

O destaque é o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), que além da maternidade, agora também possui ala infantil

Entrega de leitos, novos serviços e grandes obras marcam o 1º semestre na Saúde da Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Dayana Souza/Secom-PMS

No 1º  semestre de 2024 a área da saúde na Serra foi marcada por eventos nacionais do Ministério da Saúde, além de importantes entregas para a população. O destaque é o Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), que além da maternidade, agora também possui ala infantil para internações para que os serranos não se desloquem para outros municípios. Além disso, somente no período, grandes mutirões de serviços realizaram ao todo em torno de 41,6 mil atendimentos. 

PA Pediátrico

As ações tiveram início em janeiro, quando foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (PA Pediátrico), que funciona anexo ao HMMI, em Colina de Laranjeiras.

O município ganhou um espaço exclusivo para o atendimento infantil (0 a 15 anos) de urgência e emergência, serviço realizado também nas Unidades de Pronto Atendimento de Castelândia e Serra Sede. O local pode atender até 8 mil pacientes por mês, com atendimento 24 horas por dia.

O serviço apresenta um espaço mais receptivo as crianças e adolescentes, proporcionando uma permanência mais agradável em um ambiente pensado no bem-estar e conforto desses pacientes. Sua ampla estrutura física permite  espaço para brinquedoteca, além de uma identidade visual acolhedora e delicada.

Banco de Leite

Outra novidade, também no espaço do HMMI, foi a inauguração do primeiro Banco de Leite Humano (BLH) da Serra, o único no Estado mantido com recursos do município. Além de coletar e processar leite humano pasteurizado, faz coleta domiciliar e orientação as mães com dificuldades para amamentar. Inaugurado em fevereiro, o BLH funciona das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com agendamento pelo telefone (27) 3500-1500. 

Leitos pediátricos

Recentemente, o HMMI inaugurou também sua ala infantil. Já estão em funcionamento os 60 leitos pediátricos, cujas vagas são reguladas por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra que garante R$ 2,5 milhões por mês. O Hospital passou a contar também com uma Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs) com 10 leitos e a realizar cirurgias pediátricas. 

Unidades de Saúde

Foram inauguradas no 1º semestre, as novas Unidades Básicas de Saúde de Central Carapina e de Belvedere - que serve como ponto de apoio para a Unidade de Saúde Itinerante.

Também foram assinadas as Ordens de Serviço (OS) para a construção das UBS Chácara Parreiral, Parque Jacaraípe e José de Anchieta II/Cantinho do Céu. No total, as três obras somam cerca de R$ 14,9 milhões. 

Mutirões e visitas do Ministério da Saúde

Com diversos serviços da área de saúde, o mutirão Serra + Saúde totalizou 8 edições e aconteceu nas unidades de Jacaraípe, Serra Dourada,  Serra Sede, Feu Rosa, Jardim Carapina, Planalto Serrano Bloco A, Nova Carapina II e Novo Horizonte. Somando todos os eventos realizados, foram mais de 32,5 mil atendimentos em saúde. 

Dia D Saúde

Também importante foi a criação do Dia D Saúde, que visa a fortalecer a promoção e prevenção à saúde nas comunidades de cada território com atualização de cadastros e serviços de programas da Atenção Básica como Hiperdia, Tuberculose, IST, Tabagismo e outros. 

O evento aconteceu nos territórios de Serra Dourada (2,3 mil atendimentos), Serra Sede (2.205 atendimentos), Novo Horizonte (1.198 atendimentos), Jacaraípe (mais de 2 mil atendimentos) e Valparaíso (1.411 atendimentos). Foram ao todo cerca de 9,1 mil atendimentos. 

Referência para o Ministério da Saúde

Por duas vezes no 1º semestre de 2024, a Serra foi escolhida pelo Ministério da Saúde para sediar grandes eventos nacionais. A primeira delas aconteceu na URS Feu Rosa durante o Dia D de Combate à Dengue, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A segunda aconteceu no Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, realizado na URS Novo Horizonte com a presença da Secretária Nacional de Vigilância em Sáude, Ethel Maciel.

Humanização dos serviços

A Secretaria de Saúde também investiu na humanização do atendimento aos munícipes com a iniciativa Posso Ajudar nas URS da Serra (Valparaíso, Novo Horizonte, Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Sede e Serra Dourada). O objetivo é otimizar o atendimento aos usuários e fortalecer os vínculos com a comunidade, promovendo a acolhida e escuta, além de possibilitar os esclarecimentos necessários sobre os serviços prestados nas unidades. 

Inovações tecnológicas

A Serra também apostou na inovação por meio da tecnologia. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam novos uniformes, e dispõem de tablets para atualizar e realizar novos cadastros. Uma forma de fotalecer o papel do ACS, que é o elo de ligação entre as unidades de saúde e as comunidades atendidas por elas.

Telemedicina

O município também é o primeiro do Estado a implementar a telemedicina em uma UPA - UPA Serra Sede. O projeto-piloto funciona em um consultório novinho e a videochamada é destinada aos pacientes considerados menos graves (classificação verde ou azul). O objetivo é um atendimento mais ágil destes pacientes e, consequentemente, maior fluidez ao atendimento das urgências e emergências (amarelo, laranja e vermelho).

Outras entregas

A Secretaria de Saúde a Serra repaginou o transporte sanitário e lançou em junho a nova Central de Ambulâncias, que atualmente conta com  27 veículos (ambulâncias, vans e spins). O serviço é dedicado a pacientes que não precisam de atendimento de urgência, mas necessitam serem transportados de maneira  segura e confortável.

Além de inaugurar uma nova estrutura para a Farmácia Central, que antes funcionava no AMES e agora está anexa ao HMMI, a Secretaria de Saúde da Serra também ampliou a lista de medicamentos do município, incluindo, 19 novos itens. Em 2024, até o momento, já foram dispensados na Serra mais de 1,5 milhão de medicamentos. 

Outra novidade na UPA de Serra Sede neste semestre foi a dispensação de medicamentos para os pacientes atendidos na unidade. Agora, os usuários já saem do serviço com os remédios necessários para continuidade do tratamento em casa. São dispensados os medicamentos para situações agudas de saúde, que incluem basicamente aqueles utilizados para tratar processos infecciosos.