Equipes de UBS e CRAS da Serra se reúnem para se apresentarem em Mostra de Práticas

Cerca de 200 profissionais das UBS e CRAS, e também das gestões da Atenção Básica e da Proteção Social Básica participam da mostra

Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

Por meio do Ciclo Saúde Proteção Social, na terça-feira (25) e na quarta-feira (26), acontece na Serra a Mostra de Práticas Compartilhando Experiências Exitosas SUS e SUAS como parte do percurso formativo do programa. O evento acontece no Hotel Serra Grande, Parque Residencial Laranjeiras.

Pela primeira vez, cerca de 200 profissionais das equipes das Unidade Básicas de Saúde (UBS), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e das gestões da Atenção Básica e da Proteção Social Básica vão ser reunir para trocar práticas, conhecimentos e reflexões sobre as suas atuações nos territórios, além de falarem sobre a importância do trabalho integrado entre as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na Mostra de Práticas serão apresentados os 72 Planos Locais de Ação elaborados e executados pelas 81 equipes das UBS e dos CRAS que, com o planejamento, a articulação e os recursos disponíveis, contribuíram para aproximar os usuários das unidades, fortalecendo os vínculos e a relação com as comunidades.

Durante as apresentações, os participantes refletem sobre os resultados, os desafios enfrentados e os caminhos para a continuidade da realização de cada Plano.

Durante os dois dias, as equipes são estimuladas a trocarem ideias e experiências e também a planejarem as próximas ações, dando atenção às necessidades específicas de seus territórios.

Dessa forma, a Mostra de Práticas busca evidenciar a força da integração entre saúde, assistência e outras áreas, com temáticas que dialogam entre si e contribuem para ampliar o acesso da comunidade a diferentes serviços.

Ciclo Saúde Proteção Social

O Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale - realizada em parceria com Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e as Secretarias de Saúde e Assistência Social da Serra. A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica em articulação intersetorial com a Proteção Social visando a promoção da saúde individual e coletiva e ao acesso aos serviços para famílias em situação de vulnerabilidade.

Confira o serviço:

Evento: Mostra de Práticas Compartilhando Experiências Exitosas SUS e SUAS
Data: na terça-feira (25) e na quarta-feira (26)
Horário: das 8 às 16 horas.
Endereço: Hotel Serra Grande, Parque Residencial Laranjeiras.