Estudantes da Escola Iolanda Schneider aprendem lições de cidadania no trânsito e primeiros socorros
Turmas participaram de visita a espaço do Detran e de formação com o Corpo de Bombeiros

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Estudantes dos 7º e 8º anos da Emef Iolanda Scheneider, em Porto Canoa, na Serra, tiveram a oportunidade de aprender sobre cidadania no trânsito de forma prática e objetiva durante esta semana. Eles participaram de visitas ao Detranzinho, em Boa Vista, nestas quarta (25) e sexta-feira (27), e também de uma formação com o Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, realizada na segunda-feira (23), no auditório da escola.
A unidade está participando do projeto Agente de Trânsito Mirim Escolar (ATME), desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Na visita ao Detranzinho, os estudantes conheceram um espaço educativo especialmente preparado para simular situações reais do trânsito.
A diretora da escola, Cynthia Segundo, afirma que, durante a visita, os estudantes atuaram como pedestres, condutores e agentes, exercitando empatia e responsabilidade. “É muito bonito ver como eles se envolvem, aprendem e se sentem parte de algo maior. Eles saem dessas experiências com outro olhar para o trânsito e para o cuidado com o outro”, ressalta.
Primeiros socorrros
Já na formação de primeiros socorros, as turmas aprenderam como agir em situações de emergência, realizar os primeiros atendimentos a vítimas de acidentes e acionar corretamente os serviços de socorro. Além disso, os bombeiros destacaram a importância de atitudes seguras no trânsito, tanto como pedestres quanto como futuros condutores, reforçando a responsabilidade de cada um na prevenção de acidentes.
Para Cynthia, mais do que um aprendizado sobre regras, o projeto trouxe a consciência de que atitudes simples podem salvar vidas. “É importante eles entenderem desde cedo que a convivência no trânsito começa pelo respeito. Essa vivência reforçou valores essenciais para a formação cidadã, fortalecendo ainda mais o compromisso da escola com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, conclui.