Ano de 2020 foi o campeão de pedidos, elogios e denúncias na Ouvidoria

A gestão trabalha de forma incansável para atender e solucionar 100% das demandas recebidas

Ano de 2020 foi o campeão de pedidos, elogios e denúncias na Ouvidoria


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Em 2020, a participação popular na Ouvidoria teve um aumento de 59% em comparação ao ano anterior. Através dos canais físicos e online do órgão é possível fazer reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações de providências. 

A controladora do município, Magaly Nunes, afirma que o crescimento dos números deve ser comemorado, pois isso solidificada os indicadores de transparência municipal e fortalece a confiança da população em participar dos assuntos de interesse público. Além disso, Magaly lembrou que os canais de acesso à Ouvidoria foram ampliados durante a gestão. 

“A Ouvidoria é um dos instrumentos essenciais de transparência na gestão. Fico feliz em poder dizer que a Serra conquistou o título de cidade mais transparente do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pela Controladoria Geral da União (CGU). A gestão trabalha de forma incansável para atender e solucionar 100% das demandas recebidas”, frisou a controladora.

Magaly Nunes lembrou que os interessados nos serviços da Ouvidoria podem acioná-la de forma presencial, no prédio da Prefeitura da Serra, em Serra-Sede, de 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Também é possível fazer os pedidos e solicitações sem sair de casa pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780, ou pelo site: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx.

Registros
No ano de 2018 foram registradas 4.395 participações na ouvidoria municipal; em 2019, foram 4.303; já neste ano de 2020, foram 6.843. 

Segundo o ouvidor municipal, Fernando Sarnaglia Junior, a categoria "Denúncia" foi a campeã de audiência na ouvidoria. “Acredito que devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas entraram em contato com a gente se sentindo no dever de ajudar a controlar a disseminação do vírus da Covid-19. Recebemos denúncias de festas clandestinas, pessoas sem máscaras em estabelecimentos privados ou bares abertos fora do horário estipulado pelo Governo do Estado”, explicou. 

Sobre o assunto Covid-19, Fernando, no entanto, lembra que as denúncias que requerem ação imediata devem ser encaminhadas para o 190, da Polícia Militar, que tem apoio da Guarda Municipal da Serra. 

Entre os assuntos mais registrados da ouvidoria também estão as manifestações de construção irregular e lotes abandonados. Mas, não chegam só reclamações no setor. 

“Tem gente que também faz questão de fazer elogios, quando são bem atendidos ou têm seus problemas solucionados. Este ano já ouvi elogios sobre atendimento médico, perícia, professores e os setores de ITBI e IPTU", relembrou Fernando.