Futebol, zumba, atividades de circo, shows e muita brincadeira nesta sexta (22) em Planalto Serrano

Ação faz parte do programa Minha Praça é Massa, de obras e revitalizações, e vai agitar o bairro a partir das 13 horas

Texto: Elisa Rangel e Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Zumba, atividades de circo, muita música, jogos de futebol, brincadeiras para as crianças e oficina de artesanato. Essas são algumas ações que vão animar o bairro Planalto Serrano nesta sexta-feira (22) a partir das 13 horas. A ação é promovida pela Prefeitura da Serra através de oito secretarias e faz parte do projeto “Minha Praça é Massa”, de construção e revitalização de praças.

Toda a programação vai acontecer na Praça do Trabalhador, no Bloco A, e envolve atividades de lazer, cultura e esporte para a comunidade.

À noite, às 18h30, será assinada a Ordem de Serviço para adequação e implantação do Centro Municipal da Juventude no bairro.

Dentre as ações durante a tarde, a garotada vai entrar em quadra em um torneio de futebol para quatro categorias, de sub 11 a sub 16. As partidas terão arbitragem e os vencedores sairão com medalhas no peito.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, enfatizou o convite para que todos participem desse grande evento.

"Será um dia de muita diversão, lazer, cultura e esporte na praça, um espaço público fundamental para a comunidade. Teremos atividades para todas as idades, uma grande oportunidade de integração, interação e fortalecimento de vínculos em uma comunidade tão importante, Planalto Serrano", afirmou a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva.

O secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Laporte, também falou sobre a importância de ações como essa.

“É uma forma de atuar muito positiva para com a população local. A comunidade que recebe o evento se alegra e se renova. A cultura e o esporte têm um papel transformador na vida das pessoas. Esta ação contribui significativamente para despertar o sentimento de valorização dos jovens nas comunidades,” ressaltou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Marcelo Laporte.

Atividades de circo e brincadeiras

A prefeitura vai levar também para a Praça do Trabalhador uma grande aula de ginástica, um aulão de zumba, brincadeiras para a criançada como boca do palhaço, pintura de rosto e desenho educativo, assim como oficina de artesanato e atividades circenses, com palhaço e malabares.

É claro que a música não pode ficar de fora. Serão vários músicos se apresentando na praça e um dos destaques é Marol Raiz, com seu repertório pop rock e reggae.

Se todo mundo vai ouvir na música, com certeza vai entrar na dança. Quem dará um show na Praça do Trabalhador são os integrantes do Grupo de Dança Contemporânea e os idosos que fazem parte do grupo de dança da melhor idade.

"A administração municipal tem se empenhado em estar mais próxima das comunidades e este evento marca, de forma lúdica, o compromisso da gestão em estar onde o povo está", disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lilian Mota.

Os idosos também vão fazer bonito em uma competição que serve de inspiração para qualquer idade: o vôlei adaptado, que reúne os fundamentos do esporte, mas de forma mais facilitada para essa faixa etária mostrar tudo o que sabe em quadra.

Ainda dentro da programação, um teatro de fantoches vai apresentar de forma lúdica e interativa para crianças e adultos informações importantes sobre violência doméstica. É uma oportunidade para pensar como prevenir e interromper esse tipo de agressão.

“Minha Praça é Massa” envolve a secretarias de Assistência Social; Educação; Direitos Humanos e Cidadania; Políticas Públicas para as Mulheres; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Defesa Social e Guarda Municipal da Serra.

Agentes da Guarda e de Trânsito estarão na Praça do Trabalhador expondo alguns equipamentos e dando instruções de trânsito através de desenhos e jogos.

Veja algumas atividades de “A Praça é Massa” em Planalto Serrano:

Torneio de futebol para quatro categorias: de sub 11 a sub 16;

Aulão de ginástica;

Aulão de zumba;

Atividades circenses (palhaço e malabares);

Show de músicos da região, entre eles Marol Raiz;

Apresentação do Grupo de Dança da Melhor Idade;

Apresentação do Grupo de Dança Contemporânea;

Teatro de fantoches;

Oficina de artesanato;

Pintura de rosto;

Desenhos educativos;

Boca do palhaço e outros jogos infantis;

Exposição de equipamentos pela Guarda Municipal;

Apresentação de hip hop e rimas freestyle;

Oficina e apresentação de skate;

Educação no trânsito, desenhos e jogos pela Guarda Municipal de Trânsito.