Protocolo de combate ao racismo nas escolas da Serra será lançado na terça (26)

Documento, de forma inédita, será manual de procedimentos para unidades de ensino em casos de racismo, incentivando a educação antirracista

Protocolo de combate ao racismo nas escolas da Serra será lançado na terça (26)


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

No mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) lança o “Protocolo de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas”, em evento marcado para terça-feira (26), às 9h, no auditório da Sedu, em Serra Sede.

O documento é um guia orientador para as unidades de ensino. As orientações contidas na obra são voltadas para as ações da escola, apontando o que fazer e como fazer diante de casos de racismo. Nele estão descritos também conceitos e os diversos tipos de racismo.

Também será lançada uma cartilha para ser compartilhada com toda a comunidade escolar, incentivado todos a serem agentes no combate ao preconceito racial.

As publicações são de autoria da equipe da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) da Sedu.

Como ferramenta de educação em direitos, o protocolo e a cartilha estarão disponíveis no portal da para fins de consulta, em acesso permanente e aberto a toda população.Segundo o último censo escolar, 60% dos estudantes da Serra se autodeclaram pretos e pardos. Para a gerente da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), Juliana Lucas, o protocolo e a cartilha são necessários dentro deste contexto.

"Eles incentivarão que toda a comunidade escolar possa se identificar como agentes antirracistas pois este trabalho não cabe somente aos professores. A educação antirracista ajuda a identificar e a combater o racismo estrutural que, muitas vezes, é praticado no ambiente de ensino sem percebermos", destaca. 

Palestra

O evento conta ainda com palestra da professora doutora Eliane Cavalleiro, da Universidade de São Paulo (USP). A educadora desenvolveu diferentes estudos sobre educação antirracista e é referência do tema no Brasil.

Eliane atuou como coordenadora geral de diversidade e inclusão educacional da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do Ministério da Educação e também foi consultora Unesco, responsável por uma investigação sobre discriminação, pluralismo e diversidade no ambiente escolar. 

Uma de suas obras obrigatórias é “Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil”, publicada em 2000.

No livro, ela aborda o impacto do silenciamento do racismo na escola e, em especial, entre as crianças de até 5 anos, descrevendo as desigualdades na distribuição de carinho de docentes para crianças brancas e pretas.

Serviço: 

Lançamento do Protocolo e da Cartilha de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas

Quando: nesta terça (26), às 9h

Onde: auditório da Secretaria Municipal de Educação, rua Domingos Martins, 181, Serra Sede

Programação

9h: abertura com apresentação cultural com o grupo As Dandaras da EMEF Serrana

9h15: fala da secretária de Educação, Luciana Galdino, e demais autoridades.

9h45: apresentação do Protocolo e da Cartilha pela equipe da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER) da Sedu.

10h45: palestra com a professora doutora Eliane Cavalleiro

11h15: encerramento