Auxílio para gravidez de múltiplos é um dos avanços sociais na Serra

Nos últimos três anos foram investidos R$ 14 milhões na área da assistência social

Auxílio para gravidez de múltiplos é um dos avanços sociais na Serra

Texto: Djeisan Lettieri
Foto: Divulgação

Duas importantes ações foram concretizadas na área social da Serra em 2016. Uma delas é a implantação do auxílio natalidade e a outra a ampliação do número de serviços credenciados ao auxílio funeral, que passou de um para quatro, possibilitando ao morador a escolha do serviço funerário que irá utilizar.

O auxílio-natalidade é concedido a mulheres com gravidez de múltiplos, que podem receber o valor de ½ salário mínimo por criança.  Para ter direito ao benefício, a cidadã precisa residir há pelo menos 12 meses no município da Serra e ter uma renda de ¼ de salário mínimo por pessoa da família.

A solicitação do benefício deve ser feita em até 90 dias após o nascimento das crianças e o requerimento é por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) com a apresentação de certidão de nascimento das crianças, comprovante de residência e cartão de vacina dos bebês.

Já para adquirir o auxílio-funeral só é preciso renda por pessoa da família de ¼ de salário mínimo. O requerimento pode ser por meio do Cras de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas ou ainda pelo plantão funerário da Prefeitura por meio do telefone 99934-4812, sendo que nos dias de semana o atendimento é das 17 às 20 horas e nos finas de semana e feriados das 8 às 20 horas.

O cidadão deve apresentar comprovante de residência, CPF e documento de identificação com foto e comprovante o óbito. O crédito concedido neste caso é de R$ 1.182,00.

Avanços

Dados da Prefeitura da Serra dão conta de que nós últimos três anos foram investidos R$ 14 milhões na área da assistência social, o que representa um investimento de R$ 4 milhões a mais em comparação com o ano de 2012

Os números da Secretaria de Assistência Social (Semas) também dão conta de que foram feitos 3.310 atendimentos nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para criança e adolescentes contra 2.910 em 2012. E ainda que houve um crescimento de 23% do número de idosos atendidos também em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

Neste período, de 2012 a 2016, também houve a implantação do Centro Pop, direcionado ao atendimento de pessoas em situação de rua, o aumento de serviços credenciados par acolhimento de crianças e adolescentes, dentre outros avanços.