Novos CMEIs e reformas nas escolas da Serra se destacam no 1º semestre da Educação

CMEI Sebastião Camilo de Alvarenga, em Divinópolis, foi entregue em março, oferecendo tempo integral; também foram entregues novas quadras poliesportivas

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Marcelo Pereira, Edson Reis

Nos primeiros seis meses de 2024, a Educação da Serra foi pontuada por entregas de novas unidades de ensino e reformas e intervenções proporcionando mais conforto, conveniência e estímulo para os estudantes e trabalho dos professores.

Em março, foi inaugurado o CMEI Sebastião Camilo de Alvarenga, em Divinópolis. Com funcionamento em tempo integral, passou a atender 143 crianças de 1 a 5 anos. O investimento foi de R$ 3 milhões.

Conta com oito salas de aula, totalmente climatizadas, amplo refeitório, sala da diretoria, banheiros, sala da secretaria, cozinha e pátio de recreação com playground e um parquinho infantil com cobertura.

No mês de abril, foi finalizada a reforma e ampliação do CMEI Meninos com Jesus, em São Marcos II.

Com investimento de R$ 2 milhões, a unidade de ensino passou por intervenções que ampliaram o número de salas e de vagas. De acordo com a direção, o espaço agora atende 240 crianças, significando 70 vagas a mais.

A reforma feita em cinco salas incluiu ambientes climatizados com ventilador e ar-condicionado, sanitários com acessibilidade, janelas novas, novo piso em granilite, instalação de calçada cidadã e pintura decorativa nos espaços da garotada.

A ampliação resultou em mais três salas de aula (com  ventilador e ar-condicionado), sanitários com acessibilidade, novas janelas, salas de professores, de arquivo, de pedagogia e direção, além de playground com piso emborrachado.

Em junho, foi entregue a ampliação da Emef Belvedere – Classe Chapada Grande. Com oferta de mais 200 vagas, a escola ganhou mais quatro salas de aula (totalizando oito).

O investimento de R$ 1.897.243,24 incluiu salas climatizadas com ar condicionado e ventiladores; instalação de parquinho com piso emborrachado e cobertura; construção de um novo muro com instalação de tela nylofor; pintura de toda a parte externa e calçada cidadã no entorno da escola.

Quadras renovadas

Duas quadras poliesportivas foram totalmente revitalizadas neste primeiro semestre.

A Emef Abel Bezerra, em Feu Rosa, abriu o ano letivo com uma nova quadra com investimento de quase R$ 2 milhões.

O equipamento ganhou alambrado novo, arquibancadas, pintura de piso, vestiários e uma cobertura termoacústica, promovendo isolamento térmico e sonoro do ambiente.

A Emef Professora Áurea Maria Andrade, em Novo Horizonte, inaugurou sua nova quadra em junho.

Ganhou cobertura e revitalização da pintura do piso. Também foi construída uma arquibancada e instalado um novo sistema de iluminação. As laterais foram fechadas com venezianas e cobogós.

Quem for jogar vai ter à disposição tabela de basquete, traves de futebol de salão e pilares para rede de vôlei. Os alunos mais novos poderão curtir um parquinho infantil. Os investimentos somam R$ 1.197.597,89.

Outras reformas

Entre manutenção e reformas, a Secretaria de Educação executou obras, neste primeiro semestre de 2024, em 39 unidades de ensino, num investimento total de R$ R$ 3.091.321,44.