Sedu realiza encontros de formação em Educação Étnico-Racial

Além da elaboração de minuta sobre orientação às escolas em situações de racismo, será discutida educação quilombola

Sedu realiza encontros de formação em Educação Étnico-Racial


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

A Secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), promove nesta quinta (27) e sexta-feira (28) encontros temáticos relacionados a práticas nas escolas sobre educação antirracista.

O encontro terá a consultoria da organização Motriz. As representantes são as educadoras da instituição, Sueli Nunes e Beatriz Oliveira.

Na quinta-feira (27), a partir das 9h, na sede da Secretaria de Educação, haverá elaboração da minuta do protocolo de orientação às escolas em situações de racismo.

O protocolo faz parte da Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola.

Haverá participação de representantes da CEER, do Conselho de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (COMPPIR) e gerências da Sedu.

À tarde, a partir das 14h, no auditório do Centro de Convivência da Terceira Idade, em Serra Sede, acontece o encontro “Café com Lei”. Na sexta (28), a reunião vai para o auditório da Sedu, também em Serra Sede, a partir das 9h.

A temática dos dois momentos é a discussão da política nacional para ERER e educação quilombola.

Quem são as consultoras

Sueli Lima Nunes é professora e consultora do programa Formar, do Instituto Gesto, parceiro da Fundação Lemann que atua com diversas redes escolares. Ela foi secretária de Educação de Cabo de Santo Agostinho (PE) e sempre atuou com trabalhos voluntários de promoção da educação, inclusive racial.

Já Beatriz Oliveira, consultora do programa Formar, é analista de equidade racial e de gênero. É licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisadora de temas sobre equidade racial, foi bolsista CAPES em pesquisas sobre reformas educacionais.