Iniciativas da Serra são destaques em evento sobre inovação

Evento reuniu gestores públicos interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades

Iniciativas da Serra são destaques em evento sobre inovação

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Dois projetos da Prefeitura da Serra foram destaque no 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nos dias 26 e 27 de julho, em Vitória.

As iniciativas Ciampe Serra Virtual e o GeoSerra foram reconhecidas como projetos inovadores e selecionadas por utilizar a tecnologia de forma estratégica na gestão pública para melhorar a vida dos cidadãos. Para a seleção, foram considerados, ainda, outros fatores, como o impacto positivo do desenvolvimento socioeconômico das cidades e os indicadores e resultados mensuráveis.

Segundo os organizadores do congresso, o objetivo do encontro foi reunir gestores públicos interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades com adoção de novas tecnologias para fomentar o desenvolvimento. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, foi um dos palestrantes do evento e abordou o tema “Gestão de Projetos Tecnológicos no Setor Público”.

A diretora do Centro Integrado de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Ciampe), Rosilane Gripa, subiu ao palco para fazer o pitch de apresentação do Ciampe Serra Virtual. “Receber o Título de Projeto Inovador 2024 é um reconhecimento importante para a Prefeitura de Serra. Valida o projeto como um marco significativo de inovação, resultado da parceria bem-sucedida entre o município e uma startup, demonstrando que a colaboração entre setores pode gerar soluções eficientes na gestão pública", destaca a diretora do Ciampe.

"Esses projetos realizados pela Prefeitura da Serra são exemplos concretos de como a inovação pode transformar a prestação de serviços públicos e a realidade das cidades, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ricardo Pandolfi.

Saiba mais sobre os projetos vencedores

Ciampe Serra Virtual - aplicativo inovador para os microempreendedores individuais (MEIs) atuantes no município, que permite que os MEIs possam emitir boletos, enviar declarações de faturamento anual, obter o certificado CCMEI e acessar informações sobre cursos e treinamentos de forma rápida e segura.

Para quem ainda não tem CNPJ, é possível acessar o aplicativo usando apenas o CPF e assistir vídeos com informações básicas sobre a formalização. Dessa forma, o empreendedor em vias de formalização ganha tempo nesse processo. O aplicativo também oferece um Chat para tirar dúvidas com a equipe do Ciampe.

GeoSerra - o sistema apresenta diversas características do município por meio de mapas e conta com diversos filtros que, quando utilizados, irão refinar informações que são úteis para a população, empreendedores e serviço público.

Estão disponibilizados no aplicativo 30 camadas que as pessoas podem aplicar no mapa para visualizar dados como estradas, hidrografia do município, equipamentos públicos, dentre outros.