Prefeitura da Serra conta com mais de 400 tipos de processos eletrônicos

Número de processos vem crescendo de acordo com a necessidade das secretarias

Prefeitura da Serra conta com mais de 400 tipos de processos eletrônicos

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

Na Prefeitura da Serra todos os processos são eletrônicos e já somam 418. Desde de 2022, a administração eliminou os processos em papel, o que já gerou uma economia de cerca de 14 milhões para os cofres públicos.

Desde que o município fez a virada digital, o número de processos vem crescendo de acordo com a necessidade das secretarias municipais em oferecer melhores serviços para o cidadão.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Pedro Trindade explica que quando os departamentos precisam transformar as ações em processos, procuram a secretaria para que seja criado um novo trâmite.

“Cada processo é criando individualmente com cada secretaria, que estabelece o fluxo, ou seja, o caminho que esse processo tem de trilhar. Esse formato proporciona mais agilidade e diminui possíveis erros na tramitação”, explica Pedro. Os processos são acessados no site: http://www.prefeiturasempapel.es.gov.br.

Serra Digital

A implantação dos processos eletrônicos é parte do projeto Serra Digital, que visa facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos municipais, criando condições para que os munícipes tenham acesso de forma cômoda, ágil e transparente aos serviços ofertados pela Prefeitura.

Os dados do site informam que são mais de 44 mil usuários cadastrados na plataforma e cerca de 180 mil processos tramitados desde o início da implantação do projeto Serra Digital em 2021.Com a eliminação do uso do papel na administração municipal, mais de 8 milhões de folhas de papel deixaram de ser utilizadas e por consequência, mais de 800 árvores foram salvas.

Conheça os processos incluídos no Prefeitura Sem Papel recentemente:

Adicional de insalubridade/periculosidade – Secretaria de Gestão e Planejamento

- Objetivo: concessão ou revisão de adicional de insalubridade/periculosidade, bem como reanalise de local de trabalho.

- Público: servidor

Solicitação de Autorregularização de Débito - Secretaria da Fazenda

- Objetivo: autorregularização de débitos nos termos da lei 5923/2023 - Programa De Autorregularização Tributária - Promat.

- Público: cidadão/empresa.

Plano de Trabalho de Emenda Parlamentar - Secretaria de Meio Ambiente

- Objetivo: Liberação de recursos da Emenda Parlamentar da LOA do ano corrente.

- Público: cidadão/empresa.