Serra é referência em inovação aberta no ESX 2024

O método é uma tendência na administração pública

Serra é referência em inovação aberta no ESX 2024

Texto: Djeisan Maria - Foto: Seicit/PMS

A Serra foi destaque durante o ESX 2024, que aconteceu até domingo (16).  Além de apresentar o pólo InovaSerra no evento, o município mostrou dados sobre a inovação aberta, um método moderno que reúne poder público e inciativa privada na solução de desafios da administração pública.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, participou de uma mesa com o tema “Público e o privado se unem pela inovação aberta”, que reuniu também o diretor de inovação aberta e governança de dados do Recife, Breno Alencar, e o gerente de negócios inovadores do Sebrae, Thiago Suruagy.

Pedro detalhou a experiência da Serra que, por meio da parceria com uma empresa privada, disponibiliza gratuitamente para empreendedores um aplicativo, que fornece serviços comuns ao dia a dia dessas pessoas.

“Somos um dos poucos municípios que utiliza esse método, que vem se tornando tendência na administração pública, por ser eficiente para resolver questões do setor público. Estar, nesse evento, ao lado de Recife, considerada referência em inovação aberta no Brasil, nos mostra que estamos no caminho certo”, detalha Pedro.

EITA Recife

Recife foi a primeira cidade do Brasil a assinar seis contratos públicos de inovação e a compor um hub de laboratórios vivos. Isso foi feito por meio da EITA Recife, uma a experiência de transformação digital da Prefeitura do Recife que tem como base o Marco Legal das Startups e os Contratos Públicos de Solução de Inovação.

A iniciativa resultou na redução de 70% no tempo de processos de inovação e uma redução de 83% no custo de um Produto Mínimo Viável (MVP).