CRAS em Rede leva atendimento jurídico, social e de PCD a Jacaraípe
Orientação jurídica, carteirinhas para PCD e autistas e atendimento do Procon estarão disponíveis à comunidade nesta sexta-feira (19)

Texto: Sâmia de Oliveira
- Foto: Dayana Souza / PMS
O projeto CRAS em Rede chega a Jacaraípe nesta sexta-feira (19), das 8h às 16h, no CRAS, promovendo serviços gratuitos e integração comunitária. Realizada pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a iniciativa busca aproximar diferentes políticas públicas da população e fortalecer o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Entre os destaques do evento estão os atendimentos oferecidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que estarão à disposição da comunidade com serviços especializados e orientação em diversas áreas. Durante a ação, os moradores poderão:
- Receber orientação jurídica com o Departamento de Assistência Judiciária (Dajum);
- Solicitar confecção de carteirinhas para Pessoas com Deficiência (PCD) e para autistas;
- Obter informações e apoio com o Procon, incluindo negociações de dívidas com a financeira Da Casa;
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, reforça a importância da presença da pasta em eventos como este. “Nosso objetivo é garantir que cada cidadão conheça e tenha acesso aos seus direitos. Estar no CRAS em Rede é uma oportunidade de ouvir as pessoas, esclarecer dúvidas e oferecer atendimento direto à comunidade, de forma humanizada e acessível”.
O CRAS em Rede reunirá ainda outras secretarias municipais, como Saúde, Educação e Trabalho, Emprego e Renda, além de parceiros como o Banco de Alimentos e serviços da rede de proteção social. A terceira edição do projeto já está confirmada para o dia 17 de outubro de 2025, no CRAS de Nova Almeida.
Serviço
Projeto CRAS em Rede – Jacaraípe
Data: 19 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: CRAS de Jacaraípe – Av. Guarani, Das Laranjeiras – Serra
Documentação necessária:
Para carteirinha de pessoa autista (CIMPTEA) - Laudo médico com CID-10 F84, documentos pessoais do requerente ou responsável legal, comprovante de residência original, comprovante de inscrição no CadÚnico, telefone de contato, foto 3x4 e comprovante do tipo sanguíneo.
Para cartões de prioridade para PCD e cuidadores - RG do cuidador e da pessoa com deficiência, CPF do cuidador e da pessoa com deficiência, comprovante de residência da pessoa com deficiência, laudo médico da pessoa com deficiência, foto 3x4 do cuidador e da pessoa com deficiência.
Para atendimento Dajum - Carteira de Identificação, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone dos últimos 3 meses, em nome próprio, pais, cônjuge ou companheiro ou declaração do proprietário do imóvel/contrato de locação) e comprovante de renda (cópia de contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR, CTPS).