Seminário de Intersetorialidade do SUS e SUAS tratou sobre tuberculose

Ação é das secretarias de Saúde e de Assistência Social

Seminário de Intersetorialidade do SUS e SUAS tratou sobre tuberculose

Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

Com foco no tratamento da tuberculose, o 2° Seminário de Intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

"O 2° Seminário foi de extrema importância para promover a integração e troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde e assistência social. A tuberculose é uma doença que demanda uma abordagem multidisciplinar, e a integração entre os sistemas é fundamental para garantir um tratamento eficaz e integral para os pacientes", falou a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva.

Ainda segundo Cláudia, este seminário oferece a oportunidade de discutir estratégias, compartilhar experiências e fortalecer a articulação entre os diversos atores envolvidos, visando aprimorar as práticas e políticas públicas voltadas para o enfrentamento da tuberculose.

“O seminário reforça o compromisso da gestão com a Intersetorialidade e Integração entre as políticas públicas e com o funcionamento da rede de proteção social do SUAS e do SUS para o atendimento às pessoas com tuberculose e suas famílias”, disse a secretária adjunta da Assistência Social da Serra, Clarice Campos.

A Prefeitura da Serra esteve presente com representantes da Secretaria da Assistência Social (Semas) e da Secretaria da Saúde (Sesa), que compõem o grupo de trabalho responsável por iniciar a proposta de ação intersetorial e de integração entre as políticas.

O seminário contou com apresentações do andamento das propostas do fluxograma por município.

Tuberculose

No que diz respeito ao tratamento da doença, a Serra é o único município da Grande Vitória que tem o Programa de Tuberculose descentralizado. Ele é ofertado nas seis Unidades Regionais de Saúde (URS): Feu Rosa, Valparaíso, Serra Dourada, Serra Sede, Jacaraípe e Novo Horizonte.