Rasteiras nos Descaminhos: capoeira como instrumento sociocultural

Projeto acontece em escolas da rede municipal

Rasteiras nos Descaminhos: capoeira como instrumento sociocultural

Texto: Mariana Santos - Foto: Isadora Menezes

Um momento não só de prática de esporte, mas também de conhecimento sociocultural e diversidade. O projeto Rasteiras nos Descaminhos, da Secretaria da Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase), por meio do Fundo da Criança e do Adolescente da Serra, atende mais de 400 pessoas no município.

Atendendo crianças e adolescentes de 4 a 17  anos, moradores de Manguinhos e seu entorno, o projeto acontece dentro de algumas unidades de ensino do município. Três escolas recebem as aulas, que atendem os alunos matriculados, além das aulas no Centro Cultural de Manguinhos, onde as inscrições são por demanda espontânea.

Para Morena Joffily, uma das coordenadoras do projeto, ofertar aulas de capoeira oportuniza uma série de benefícios para os alunos.

“A capoeira é esporte, luta, arte, dança e cultura. É um dos poucos esportes que trabalha musicalidade. Fora todas essas belezas, a capoeira trabalha disciplina, respeito e inclusão social. No projeto também trabalhamos bons hábitos, boa alimentação e envolvimento familiar”, explicou.

O projeto também faz parte do grupo ACapoeira (Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo às Raízes Afro-Brasileiras), tendo como fundador o Mestre Capixaba.

"A capoeira desempenha um papel fundamental como instrumento sociocultural por ser muito mais do que uma simples prática esportiva. Ela carrega consigo uma rica história de resistência, cultura e tradição, representando a identidade e a expressão de um povo. Além de promover a integração social, a capoeira ensina valores como respeito, disciplina, solidariedade e superação, contribuindo para a formação integral das pessoas", disse a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva.

Os interessados em fazer parte podem entrar em contato por meio do Instagram da Com Manguinhos (@com.manguinhos).