Pessoas em situação de rua se formam no Curso de Garçom

Oito formandos estão prontos para o mercado de trabalho

Pessoas em situação de rua se formam no Curso de Garçom


Texto: Mariana Santos - Foto: Edson Reis - PMS

Oito alunos com brilho no olhar e esperança no coração. A manhã desta sexta-feira (21) foi de muita alegria e emoção na formatura do curso de garçom para pessoas em situação de rua, uma parceria da Secretaria da Assistência Social da Serra (Semas) com o Senac Serra. Alguns, inclusive, já estão empregados e virando a página. 

A entrega dos certificados de qualificação ocorreu numa cerimônia repleta de dedicatórias e depoimentos emocionantes, no auditório do Senac, em Portal de Jacaraípe.

Estiveram presentes a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva, a promotora de Justiça, Graziela Zanetti, o gerente da unidade do Senac Serra, Wysner Wagner, além das equipes do Centro Pop e da Semas. 

Foram sete homens e uma mulher que saíram do curso com outra perspectiva de vida e que agora pretendem mudar suas histórias.

Os alunos são acompanhados pelas equipes do Centro Pop e participaram das aulas durante dois meses. A secretária da Assistência, Cláudia Silva, falou da importância do projeto.

“A educação abre portas e faz com que sonhos de vida se tornem realidade. Garantir que as pessoas sejam plenas nos seus direitos é o nosso desafio. Cumpre a todos nós lutar por igualdade, dignidade e promoção humana. Este é mais um passo de uma caminhada para a plenitude da dignidade para pessoas em situação de rua, tirando-as da invisibilidade de forma digna, materializando a política pública de forma eficiente”, comentou

A promotora de justiça e coordenadora do Grupo de Ativação Especial de Combate à Fome e de Defesa da Pessoa em Situação de Rua (GAESFO) do Ministério Público, Graziele Zanetti, expressou sua felicidade em participar da cerimônia de formatura.

“Nós temos hoje um case de sucesso, e que vai permitir a essas pessoas que tiveram esse passado virar a sua página e se direcionar a justamente esse mercado de trabalho que exige tanta qualificação, exige tanto das pessoas que tiveram esse momento de maior dificuldade e hoje estão mostrando que todos são capazes”, disse Zanetti. 

Virando a página

"É hora de virar a página e escrever uma nova história". Assim entende o Carlos André, de 47 anos, um dos alunos do curso e agora, o mais novo garçom. Carlos está trabalhando e exercendo sua nova profissão de garçom. Para ele, o curso mudou sua vida.

“É uma coisa maravilhosa, porque nunca pensei estar no mercado de trabalho. Com esse curso, eu consegui chegar muito além do que eu imaginava. Muitas pessoas me ajudaram, me deram muitas forças e hoje estou trabalhando”, começou contando.

Segundo ele, não há palavras que possam expressar o quão feliz estar por vencer mais essa etapa. “Daqui para frente é só trabalhar e entrar nesse mercado de trabalho. É um leque de opções”, disse emocionado. 

Elias Junior, outro aluno do curso, acaba de entrar no mercado e já está atuando na área. “O trabalho de garçom para mim é uma surpresa, mas me trouxe várias oportunidades para minha vida. Estou muito feliz por ter conseguido concluir meu curso. Eu achei que eu não ia conseguir e hoje eu já faço trabalho em cerimoniais e bares”, contou.

O professor do curso, Leonardo Fernandes, disse que consegue ter uma visão dos alunos antes das aulas e hoje, já formados.

“No início do curso eles chegaram cabisbaixos, todos cismados devido à situação deles. Depois, no período do curso, já mudaram totalmente a postura  e o comportamento. O curso de garçom não é um curso só de carregar a bandeja, é um curso que demonstra técnicas”, falou.