Junho Violeta promove ações de combate à violência contra pessoa idosa

Ações acontecem durante todo o mês

Junho Violeta promove ações de combate à violência contra pessoa idosa


Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa, lembrado neste sábado, 15 de junho, tem como objetivo mobilizar a sociedade para combater a negligência e os sofrimentos acometidos a essas pessoas.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vai realizar, durante todo o mês, a campanha Junho Violeta, que conta com diversas ações para levar a importância da data aos munícipes. 

O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e alerta para conscientização e combate a atos de violência contra as pessoas idosas.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo e sensibilizar para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento. Não só a violência física faz parte da campanha, mas também a negligência, o isolamento social, abandono, psicológica e financeira. 

Ações na Serra

Na Serra, os serviços de convivência vão realizar uma série de atividades e mobilizações nos Cras, nos Centros de Convivência para Pessoa Idosa e no Centro Dia, mobilizando a sociedade e conscientizando sobre a causa. Ainda em junho, uma palestra vai acontecer na Delegacia do Idoso, com o objetivo de qualificar ainda mais o serviço ofertado. 

"Ao destacar a questão da violência contra os idosos, o Junho Violeta busca sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de implementar políticas e ações efetivas para prevenir e combater qualquer forma de abuso, negligência ou maus-tratos direcionados aos idosos", disse a Secretária da Assistência Social, Cláudia Silva. 

Além de participar de rodas de conversas em órgãos públicos e serviços de convivência, como na Assembleia Legislativa, que ocorreu nesta sexta-feira (14), e no próximo dia 19, no CCInter. 

No dia 28 de junho, uma caminhada vai tomar as ruas de Serra Sede, levando conhecimento, conscientização e inclusão para essas pessoas. O objetivo é mostrar para a sociedade a importância da luta sobre essa temática. 

Denuncie

A Semas realiza atendimento e acompanhamento às vítimas dessas violências por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e as denúncias podem ser feitas no Disque 100.